15 Ferramentas para facilitar o trabalho de Social Media

Organização e automatização são palavras-chaves para um negócio digital ser promissor e bem sucedido.

Para um profissional de redes sociais é essencial conhecer e saber utilizar ferramentas diariamente que facilitem seu trabalho. Um Social Media profissional usa essas ferramentas para potencializar suas estratégias, atender com mais qualificação e qualidade seus clientes.

Ferramentas podem concentar informações em um só lugar, organizar atividades e agendas, melhorar a análise de dados e diminuir o tempo empregado em determinadas ações.

Para ajudar nesse processo de organização e planejamento listamos 15 ferramentas que irão te auxiliar nisso. Vamos lá!

A primeira ferramenta é a Mlabs. Ela é uma ferramenta para agendamento de postagens, nela é possível conectar as contas de clientes do Facebook, Instagram, Linkedin, Google meu Negócio e outras redes sociais.

Lá você consegue postar e programar as postagens para irem ao ar automaticamente sem a necessidade de diariamente ter que postar para cada cliente. Também é possível postar vídeos, posts carrossel e stories.

É uma ferramenta paga, porém com um valor acessível. Você pode usar o CUPOM “EUWANESSACASTRO” e ganhar desconto na sua assinatura.

Ela também disponibiliza relatórios que irão te ajudar a mostrar resultados para seus clientes, ela te permite personalizar filtros e deixar relatórios salvos, isso facilita o envio mensal com os resultados de cada cliente.

O Pixlr é o próximo que iremos falar, ele é como se fosse um photoshop online, nele é possível fazer edições rápidas e simples, com a facilidade de ser um programa leve e fácil.

Claro que ele possui menos funcionalidades que o photshop, mas com recursos suficiente para trabalhar suas edições de imagens.

Nossa próxima ferramenta é o Adobe Spark Post, é um programa que ajuda na criação de artes, eles têm vários templates prontos que você pode utilizar e você também pode personalizar, está disponível tanto para Android, quanto para IOS.

Vamos à segunda ferramenta que é o Google Drive, por essa ferramenta é possível compartilhar pela nuvem documentos com seus clientes, o calendário de conteúdo, por exemplo, por lá você pode enviar todo conteúdo, posts para aprovação e para posterior consulta do cliente o do próprio Social Media e também qualquer outro documento que seja necessário.

A terceira é o Gmail, além de utilizar como email corporativo, você consegue utilizá-la como ferramenta de gestão de email, ela é completa e disponibiliza vários plug-ins que possibilitam incrementar recursos adicionais e melhorar a experiência com a ferramenta.

O WhatsApp Bussiness é a nossa quarta ferramenta, para esta é recomendado utilizar um número de telefone específico para seu negócio. Ela é ideal para comunicação mais rápida e um relacionamento mais próximo com seus clientes. A comunicação às vezes precisa ser muito rápida e utilizar email, por exemplo, pode atrasar seu trabalho.

Computador e Celular

Agora falaremos sobre mais dois itens, eles não são programas e nem software, porém são importantíssimos para auxiliarem e melhorarem o serviço do Social Media.

São o computador e o celular, o computador irá ajudar bastante na preparação e envio das artes e documentos, com ele é possível ter uma boa visualização da arte pronta, facilita na hora de carregar e enviar esses conteúdos, assim como você pode utilizar vários outros programas e aplicativos úteis ao seu serviço de Social Media.

O celular por sua vez pode ajudar muito na criação de storie e edição de fotos e vídeos, com ele é possível baixar aplicativos fáceis e rápidos para essas atividades.

Tem um vídeo no canal da Wanessa onde ela mostra os equipamentos que usa com Social Media. Confira aqui!

Nossa próxima ferramenta é o Adobe Spark Post, é um programa que ajuda na criação de artes, eles têm vários templates prontos que você pode utilizar e você também pode personalizar, está disponível tanto para Android, quanto para IOS.

A próxima ferramenta é o Canva, ela é um site e aplicativo, nas versões gratuita e paga. Assim como o Adobe falado acima, ele possui artes e templates prontos para serem utilizados e também personalizados.

O Adobe Lightroom, ele é um software do Adobe está dentro do pacote pago.
Ele permite fazer edição de fotos e melhorias de imagens.

Você pode usar o App Android ou IOs ou a versão on-line.

O InShot é um App, para Android e IOs, e serve é para você editar vídeos. É possível inserir a marca do seu cliente, acelerar e diminuir o vídeo e várias outras edições que irão te ajudar no seu trabalho de Social Media.

Tezza é um aplicativo para você fazer stories diferentes, edições mais preocupadas com a estética. Com ele você consegue criar efeitos e inovar seus stories. 

Esse App oferece versão gratuita e paga.

Mojo é um editor de vídeos, assim como o Tezza, com foco em efeitos de vídeos para Stories e Reels.

Assim como o Tezza, também possui versão gratuita e paga.

O Pixabay é um Banco de Imagens. As imagens são fundamentais para criar conexão e transmitir a mensagem que queremos ao público.

No entanto, devemos tomar alguns cuidados com relação aos direitos autoriais. Sim, as imagens que encontramos na internet possuem dono e não podemos usá-las sem autorização.

Porém, em ferramentas de banco de imagem – como é o caso do pixabay – encontramos várias imagens livres de direito autorais, ou seja, que você pode usar sem preocupação. Além de serem imagens de excelentes qualidade.

E o Zoom é a nossa última ferramenta, disponível na versão paga e gratuita. Ela é ótima para realização de reuniões online, a imagem e som são de boa qualidade e é muito prática pra reuniões, mesmo na versão grátis.

Essas foram algumas das principais ferramentas que podem auxiliar o Gestor de Redes Sociais e Social Media a desenvolverem de forma prática, fácil, organizada e ágil as suas atividades.

Automatização e rapidez são ações imprescindíveis para os negócios digitais e um Social Media que se capacita de todas as formas certamente terá uma diferencial no mercado digital que é um mercado em constante evolução.

Caso tenha interesse em tornar-se um profissional de mídias sociais, nós temos um curso chamado Fórmula Social Media, que nele você irá aprender do básico ao avançado como se tornar um Social Media e te dará toda a formação técnica.

Para quem já é Social Media temos o curso Negócio Social Media nele você aprenderá toda a parte de gestão administrativa e comercial da sua empresa.

Ah! Se você estiver precisando de uma ajudinha pra criar e organizar conteúdo, nós temos um calendário perfeito, ele é simples e fácil e vai ajudar muito a desenvolver sua criatividade.

Gostou das dicas? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixa um comentário aqui que te responderemos com todo carinho.

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