Gestão de redes sociais, posts para o Instagram, Facebook, TikTok e outras redes sociais, análise de métricas, estratégia digital, todas essas atividades estão presentes na rotina de um Social Media. Saiba tudo sobre essa nova profissão e como você pode se destacar no mercado de trabalho digital.
Social Media é a uma nova profissão que veio pra ficar, esse profissional é o responsável pelo gerenciamento das redes sociais e se tornou indispensável para quem deseja crescer no meio digital e alcançar cada vez mais clientes que estão conectados e dispostos a fazerem negócios online.
O uso das redes sociais aumentou rapidamente nos últimos anos, transformando a forma como a internet é utilizada pelas pessoas enquanto consumidores e principalmente pelas empresas.
A Pandemia do COVID19 acelerou o processo de consumo produtos e serviços através da internet e, principalmente, pelas redes sociais.
O Social Media veio justamente para estreitar esse laço consumidor X negócios. O Gestor de Redes Sociais faz com que a marca, produto e/ou serviço de uma empresa chegue ao maior numero de pessoas, aumentando o engajamento das pessoas com a marca e consequentemente gerando mais vendas online e lucro para as empresas.
O Social Media ou Gestor de Redes Sociais, como também são conhecidos, são profissionais que através de técnicas conseguem identificar e traçar o perfil dos consumidores de determinado produto e/ou serviço e com isso criar uma conexão entre a marca e o potencial cliente.
Mas, o que faz um Social Media?
Diferente do que muita gente pensa um Social Media não é um ‘‘fazedor de posts’’, ele é um profissional capacitado para saber como se comunicar com um determinado público.
Falar com o consumidor e oferecer algum produto não é somente fazer um post nas redes sociais, isso requer conhecimento e estratégia.
O Social Media precisa entender sobre o que ele está falando, conhecer o produto/serviço, conhecer o nicho do qual está postando.
Hoje temos vários tipos de produtos disponíveis na internet sejam produtos físicos, produtos digitais, serviços ou até mesmo influência e o Social Media precisa ser capaz de montar as melhores estratégias digitais que tragam resultados para seus clientes.
Então vamos entender quais são as funções que o Social Media precisa conhecer para exercer suas atividades. Você precisa saber que, por essa profissão ser relativamente nova, ela não possui nenhum órgão regulamentador, ou seja, não tem nenhuma instituição que diga o que deve ou não ser feito.
Por isso nesse caso, existem algumas funções obrigatórias ao Social Media e outras que são opcionais. Conheça cada uma delas agora:
1 – Criar uma estratégia digital:
É necessário saber definir os canais que serão utilizados, atualmente as mais
conhecidas e utilizados são Facebook, Instagram e Youtube, mas não
necessariamente essas serão as melhores para o negócio do seu cliente e o
Social Media precisa saber identificar isso;
2 – Criar a estratégia de conteúdo: Esta se encontra dentro da Estratégia Digital, o gestor de redes sociais deve saber o que você vai postar, quais as linhas editoriais seguir, qual a frequência de postagens, quais os horários, qual o tom de voz que será utilizado, será mais voltado para o humor ou para a área de educação. Isso é uma atividade que deve ser feita pelo Social Media antes de iniciar o trabalho com os posts, isso te ajudará na hora de precificar seu serviço, quanto maior o número de postagens mais caro você poderá cobrar (claro que o volume de conteúdo é apenas um dos itens que interfere no preço);
3 – Criação de conteúdo: Essa atividade é uma das principais atribuições do Social Media. O conteúdo pode ser criado em vários formatos, como: Imagem, texto e vídeo. Dentro da criação de conteúdo de imagem você pode utilizar várias ferramentas de Social Media que irão te auxiliar, por exemplo: banco de imagens, canva, mLabs, entre outras. Já na criação de conteúdo em texto existe uma estratégia muito conhecida no mundo do marketing que se chama copywriting. Ela consiste em criar texto que irão persuadir seu público a fazer alguma ação que você deseje, seja comprar algo, curtir ou seguir uma página.
4 – Fazer as publicações: Uma vez criadas as estratégias e o conteúdo, chegou a hora de publicar e para isso existem algumas ferramentas disponíveis hoje que ajudam no agendamento dessas postagens, auxiliando e otimizando o tempo do Social Media, para que não seja necessário todo dia realizar várias postagens em vários clientes diferentes. É
importante nesse mercado estar sempre atualizado sobre as novas ferramentas, isso será um diferencial seu enquanto Social Media profissional;
5 – Realizar o monitoramento das redes sociais: Aqui nessa atividades você terá algumas atividades que podem ser opcionais e serem cobradas a parte, uma dessas atividades é o que chamamos de SAC 2.0, que nada mais é do que fazer o atendimento ao cliente através das redes sociais, como: responder as mensagens do seu cliente no direct do Instagram, no Messenger do Facebook ou até mesmo nos comentários, essa não é um atividade obrigatória, mas pode ser desempenhada pelo Social Media, caso o profissional deseje oferecer. Porém, demanda bastante tempo e conhecimento sobre o nicho do cliente;
5.1 – Acompanhamento dos comentários e dúvidas: Como dito acima responder ou não as mensagens via direct não é obrigatório ao Social Media, porém monitorá-las faz parte, ou seja, o Social Media pode e deve sempre informar e encaminhar ao cliente as duvidas que foram observadas nas postagens e as mensagens recebidas, caso o cliente não esteja ciente delas, pois, deixar o seguidor sem resposta pode prejudicar o relacionamento e engajamento do público com aquela conta;
6 – Conhecer estratégias de Marketing Digital: O Social Media deve estar por dentro das funções nativas de cada rede social, como utilizar hashtag, por exemplo, e para que elas servem, saber como o Reels pode te auxiliar no crescimento, como e quando fazer Lives, Stories e etc. Saber tudo isso te ajudará inclusive nas reuniões com seus potenciais clientes. Eles terão duvidas e você como um Social Media capacitado precisa passar autoridade e confiança sobre esses assuntos;
7 – Fazer análise de dados: Realizar todos os passos acima e não saber fazer análise desses dados pode te atrapalhar na hora de ter resultados. O Social Media precisa saber onde gerar os relatórios em cada rede social, entender esses relatórios e refazer sua estratégia de acordo com aquilo que está dando certo ou não. Muito importante também é gerar relatórios para os seus clientes, isso trará confiança e você conseguirá demostrar resultados reais;
Agora você entendeu tudo que é obrigatório e importante para um Social Media saber executar, mas será que tem outras funções que podem agregar mais valor para o profissional de Social Media? Sim! Temos mais serviços que você pode agregar em seu portfólio. Vamos conhecê-los!
Serviços opcionais que podem ser oferecidos pelo Social Media
1 – Geração de Leads: Leads são pessoas que manifestaram algum tipo de interesse pelo que você está falando e passaram algum contato, telefone, email ou outra informação pessoal. Para fazer essa captação de leads, você precisa de algumas estratégias, a primeira delas é ter uma isca digital, disponibilizar algo em troca, um ebook grátis, por exemplo, páginas de capturas e também uma ferramenta de automação de e-mails, através dessa lista de e-mails você conseguirá manter um relacionamento com esses leads, enviar conteúdos e ofertas;
2 – Criação de infoprofutos: É importante dizer que o responsável por criar infoprodutos são os infoprodutores. Mas se o Social Media tiver capacidade técnica para criar uma isca digital para capturar leads, isso pode aumentar muito o potencial de conversão em vendas da audiência das redes sociais;
3 – Criação de Comunidade: Também não é uma atividade da competência do Social Media, existe um profissional específico para isso, chama-se Community Manager ou Gestor de Comunidade. No entanto, no dia a dia é comum que o próprio Social Media acabe fazendo essa funcão. Neste caso, por exemplo, o Social Media poderia ficar responsável por fazer a gestão de uma comunidade no Telegram, não apenas criando conteúdo no Telegram, mas também gerando oportunidade de conversas, proporcionando senso de pertencimento, fazendo com que a comunidade interaja entre si.
A profissão de Social Media possibilita que você trabalhe por conta própria e tenha sua própria agência digital, como também ingresse em uma empresa como funcionário.
Nesse segundo caso algumas capacitações são exigidas por parte dos contratantes, como: conhecimento em photoshop e formação em design gráfico.
Para trabalhar com sua própria agência entendemos que os primeiros requisitos desse artigo são suficientes, mas isso vai depender do seu objetivo profissional.
O que não pode deixar de fazer para nenhum dos casos acima é se capacitar e entender tudo que precisa para atuar nessa profissão, para isso temos o curso Fórmula Social Media que é focado em transformar você em um Social Media profissional.
Se você não entende nada sobre a profissão ou entende o básico, esse curso é para você, nele você aprenderá do zero e sairá pronto para ter clientes e executar seus aprendizados
Você também pode nos seguir no Instagram @curso.socialmedia e aprender muito mais sobre essa profissão de Social Media.
Invista em conhecimento e tenha uma carreira promissora nesse novo mundo das redes sociais.
Desejo sucesso na sua jornada de se tornar um Social Media Profissional!