Social Media: Como criar uma estratégia digital?

Muito tem se falado em Social Media, Gestor de redes sociais, Gerente de mídias sociais entre outros nomes para essa profissão, já sabemos como iniciar nessa carreira e quais as funções principais que um Social Media deve saber desenvolver, entre essas atividades, existe a de criar um Estratégia Digital, mas será que isso é simples ou complexo?

A estratégia digital faz parte do Marketing Digital e é uma das principal atribuições de um Social Media, mas como será que é feita essa estratégia e o que deve ser observado para ter os resultados esperado?

Falar em Marketing Digital pode parecer simples, mas será que qualquer ação feita por uma empresa na internet é Marketing Digital? Como posso tornar essas ações positivas e ter os objetivos alcançados?

A única coisa que pode ser afirmado é que um Social Media só será um profissional diferenciado no mercado digital se for capaz de criar e aplicar estratégias de acordo com cada cliente e cada objetivo do cliente.

Então vamos entender como fazer e como aplicar isso na prática? Vamos lá!

O que é uma estratégia digital?

Uma estratégia é uma sequência de ações, um planejamento para se chegar a um objetivo desejado, logo, uma Estratégia Digital de Social Media é uma série de ações focadas nas redes sociais com um objetivo definido, seja vender ou aumentar o engajamento de uma página.

Essa Estratégia Digital é pensada e, normalmente, executada pelo Social Media que é responsável por entender como as redes sociais funcionam, quais as necessidades das pessoas que estão seguindo aquela página e principalmente o que as empresas querem através do seu posicionamento na internet.

O Social Media atua diretamente em toda a produção do conteúdo, desde o planejamento até a execução e depois a gestão dessa estratégia. Ele deve realizar pesquisas sobre os assuntos relevantes do nicho, traçar um calendário editorial  para definir quais postagens serão feitas e de que forma.

Também é importante incluir o cliente nessa jornada para que ele entenda e aprove as estratégias digitais que serão implementadas pelo Social Media. Assim, será mais fácil explicar depois a análise que será feita sobre os ganhos e perdas e traçar um novo rumo, caso seja necessário.

Mas afinal, quais são as etapas para criar uma estratégia digital? Vamos lá!

Etapas da criação de uma Estratégia Digital

1 – Definir quais os objetivos: 

É importante determinar dentro da estratégia digital qual o objetivo principal e quais os objetivos secundários do seu cliente, pois o lógico é que toda empresa queira aumentar seu número de vendas pelas redes sociais, afinal toda empresa precisa de faturamento. Porém, existem outros objetivos secundários que devem ser considerados dentro das estratégias digitais, seja aumentar o número de seguidores, mais visualizações nos stories, melhorar a interação da página com seu público, fortalecer a marca, criar uma comunidade forte, entre outros. Lembrando que o seu cliente é o responsável por identificar quais os objetivos que ele deseja atingir;

2 – Diagnóstico:

Essa é a fase de avaliação, é quando o Social Media verifica se o cliente já possui redes sociais, em que redes ele já atua, qual a forma que ele se posiciona no mercado, como ele interage e a linguagem que fala atualmente com seu público, como foi feita a criação de conteúdo até o momento e se há ou não engajamento. Isso servirá para que o Social Media possa ter registros de como é o posicionamento do cliente no início dos trabalhos e acompanhar as evoluções conforme as atividades do Social Media são implementadas;

3 – Definições importantes com o cliente:

O Social Media precisa definir junto ao seu ciente qual o tipo de linguagem e posicionamento que ele deseja adotar, se haverá algum produto/serviço que ele quer destacar, se ele vai ou não aparecer na página, se terá alguém que irá representar a marca da empresa (influenciador da marca ou garoto propaganda), a comunicação será mais formal ou informal e etc. Esses são detalhes muito importantes que não podem ser ignorados pelo Social Media;

4 – Definição das plataformas:

É preciso saber identificar quais redes sociais o cliente precisa estar presente, criando conteúdo. E isso pode variar muito de acordo com o nicho. Nesse momento o conhecimento técnico do Social Media precisa se destacar, pois na maioria das vezes as empresas procuram gestores para Instagram e Facebook, porém existem muitas outras plataformas que poderiam trazer muito mais resultados e o Social Media precisa entender e propor isso aos seus clientes também;

5 – Criação do conteúdo:

Essa é uma das partes mais importantes da estratégia digital para as redes sociais. Aqui o Social Media precisa montar o planejamento do que irá postar, as linhas editoriais que serão usadas, frequência de conteúdo, qual o formato de conteúdo, se serão usadas fotos do cliente ou templates, se serão feitas Lives ou não, como serão respondidas as caixinhas de perguntas e etc. Esses detalhes precisam ser relacionados e levados em conta na hora da montagem do conteúdo.

Feito essas etapas o Social Media deve apresentar a estratégia montada ao seu cliente para avaliação e aprovação, após isso chegou a hora de executar essa estratégia.

Vamos aos próximos passos!

O que observar na hora e executar uma Estratégia Digital?

Tudo planejado, aprovado e definido, vamos começar a executar, inicia-se o monitoramento, a verificação do que está e não dando certo, para isso existem ferramentas que podem te ajudar nessa fase, ferramentas para agendamento de postagens, geração de relatórios e reposts por exemplo.

Nessa fase é importante analisar e entender como essa audiência vai se comportar, não é aconselhável, nesse primeiro momento, que o Social Media inexperiente defina metas de números de seguidores, por exemplo, pois a probabilidade de não atingir e muito alta devido à falta de conhecimento do público, histórico de engajamento e, principalmente, a forma de comunicação que melhor de adequa a esse público. Portanto, é inteligente que estabeleça um prazo para análise e monitoramento e, posterior a isso, o Social Media pode traçar metas mais assertivas.

Alguns tópicos importantes que você precisa observar na execução:

1 – Interatividade/Engajamento:

As redes sociais têm como grande objetivo a interação entre as pessoas em um ambiente virtual, ou seja, o relacionamento. O profissional de Social Media quando contratado para fortalecer essa conexão, precisa observar se o engajamento daquela página está bom, onde precisa melhor, se existem pessoas se comunicando com a marca, se a comunicação está sendo assertiva e há reciprocidade. Uma boa opção é trabalhar com pesquisas e conteúdos interativos, isso fará com que a sua audiência se comunique e você observe que pontos podem melhorar para aumentar ainda mais esse engajamento e essa conexão;

2 – Autoridade da marca:

O Social Media precisa ter ações que tragam autoridade para aquela marca, postar sobre os produtos e serviços é importante, mas uma dica é trazer conteúdos específicos do nicho, tratar essas dúvidas do público ajudará a fidelizar a audiência, que tenha curiosidade e queira ficar bem informado sobre aquele assunto, vai criar a imagem de especialista e autoridade na área;

3 – Mensuração:

Tão importante quanto criar conteúdo é analisar o resultado que eles trazem, conferir o desempenho dos números lhe dará uma visão detalhada do quais ações estão funcionando melhor. Assim, o Social Media conseguirá trabalhar a melhoria contínua e alavancar os resultados do seu cliente;

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