Social Media: Por onde começar?

Cada vez mais as profissões remotas e voltadas às redes sociais estão em alta. Social Media, Gestor de Redes Sociais ou Criador de conteúdo são alguns nomes dados aos profissionais responsáveis pelas estratégias de crescimento e gestão dos perfis das redes sociais de uma empresa.

Com o aumento do tempo empregado na internet durante os últimos anos, as marcas e empresas estão cada vez mais em busca de Social Medias para promover sua imagem e posicionamento nas redes sociais, marcar presença digital é uma realidade, e é necessário investir em marketing digital para criar relacionamento com clientes e parceiros.

Se há alguns anos nos dissessem que seria possível ganhar dinheiro com a gestão das redes sociais, o que você diria? Certamente a maioria de nós não ligaria muito.

Ainda bem que a cada ano nós evoluímos e novas profissões surgem, a de Social Media é um exemplo perfeito e que se tonar cada vez mais necessária para as empresas que desejam realizar vendas online.

Ser Social Media não é apenas fazer posts para as redes sociais, mas é um profissional que estabelece estratégias digitais de crescimento e fornece ferramentas para aumentar engajamento, audiência e presença na internet.

Agora que você já entendeu um resumo do que é e para que serve um Social Media, esse conteúdo vai te ajudar a entender o que você precisa fazer para iniciar nessa nova e promissora carreira digital de Social Media. Saiba mais!

Qual o primeiro passo para ser Social Media?

Estudar, isso mesmo! Um Social Media ou Gestor de Redes Sociais, é um profissional completo, ou seja, é necessário capacitação para desenvolver metodologias digitais de crescimento das redes sociais.

Hoje na internet há muito conteúdo gratuito de valor que você pode estudar, assuntos relacionados à Social Media, estratégias digitais, criação de conteúdo e tudo que estiver envolvido com o mundo digital. Consumir conteúdos de forma otimizada e organizada irá te ajudar muito a crescer como Social Media e te tornar um gestor cobiçado pelas empresas, mas tome cuidado para não ter uma ’’overdose’’ de informação, pois isso pode lhe prejudicar. É importante definir uma ou duas pessoas para que você possa seguir, estudar com elas e se capacitar como um Social Media.

O que devo estudar para me tornar um Social Media?

1 – Criação de conteúdo: Esse é o básico na formação do Social Media, afinal a criação de conteúdo está 100% presente na atividade de gestão de redes sociais, o conteúdo é responsável pela entrega de forma eficaz do que a empresa deseja que chegue até os seus clientes e é através do conteúdo que a audiência é incentivada a permanecer naquele perfil e a consumir os produtos/serviços daquela empresa;

2 – Criação de estratégia digital: Entender qual a melhor estratégia digital que cabe para o seu cliente é importantíssimo. Criar conteúdo digital sem estratégia não atende objetivos. O Social Media precisa entender o que a audiência precisa, o que chama atenção daquele público para que os objetivos sejam alcançados, que as vendas sejam realizadas, que o número de seguidores cresça, o engajamento aumente, a marca se fortaleça. Enfim, o Social Media é o responsável por entender, criar e executar a estratégia digital;

3 – Marketing de Conteúdo: Criar conteúdo e as estratégias digitais já vimos que é importante, mas entender onde e como distribuir isso é o que chamamos de Estratégia de marketing de conteúdo, é necessário saber em que redes sociais cada coisa se adequa melhor e onde elas irão atingir o máximo de pessoas. No Instagram mais Reels e Stories, no TikTok áudios em alta fazem muita diferença, você precisa entender o que a audiência de cada rede social mais consome e o que mais traz resultados de acordo com os objetivos estabelecidos;

4 – Estude sobre Copywriting: Copy é uma técnica de escrita de conteúdos persuasivos, essa técnica visa induzir alguém a fazer algo, seja curtir uma publicação, seguir uma página ou comprar um produto. É o fato de induzir a pessoa a fazer alguma ação;

5 – Tráfego Pago: Entender sobre como fazer anúncios pagos, é interessante para a carreira de Social Media, esse pode ser um bônus ou um serviço adicional que possa te destacar nesta carreira.

6 – Noções de Design: O Social Media, não precisa ser design, mas é necessário ter noção de como uma arte é montada, de harmonia de formas, fontes e cores. Hoje no mercado há diversas ferramentas gratuitas que podem te auxiliar na hora da criação de inspiração para fazer as artes, uma opção também é terceirizar o serviço, porém para um Social Media iniciante isso pode ser um custo a mais.

Agora você já sabe o que precisa estudar para iniciar na carreira de Social Media. E agora, qual o segundo passo?

 

Escolher um nicho: Você sempre tem a opção de ser um Social Media generalista, isso te dará abertura para cuidar de vários tipos de seguimentos. Porém, definir um nicho irá te ajudar a te manter focado no tipo de cliente que você irá atrair e te motivar também.

 Escolher um nicho deve ser baseado em algumas coisas, existe um método que chamamos de PHD: Paixão, Habilidade e Demanda. Paixão pela área ou pelos assuntos abordados, Habilidade e conhecimento e se há demanda suficiente, ou seja, clientes nesta área.

Capacitação feita e nicho escolhido. Qual o terceiro passo para se tornar Social Media?

 

1 – Se posicionar nas redes sociais: É a hora de se posicionar digitalmente como um profissional Social Media, através das suas redes você poderá se mostrar ao mercado, usar seu perfil como portfólio e apresentação;

2 – Prática: Chegou a hora de aplicar tudo que você aprendeu. Isso mesmo! Você é um Social Media, você precisa começar a ver seus próprios resultados, isso te ajudará a ter mais confiança na hora de negociar e prospectar clientes, faça o melhor nas suas redes que você fará o melhor para seus clientes;

4 – Divulgação e prospecções de cliente (ativa e passiva): Agora é a hora de começar a sua divulgação e a prospecção. Você já sabe como montar estratégias, fazer conteúdo, se posicionar nas redes sociais e já pode vender seus serviços de Social Media, seja por prospecção passiva, que é atrair o cliente até você, ou prospecção ativa, que é quando você vai até o cliente e oferece seu serviço; 

Finalmente chegamos ao quarto e último passo para se tornar um Social Media

1 – Estruturação: Essa parte aqui é a parte mais burocrática de ser um Social Media, você precisa definir seus processos internos, desenvolver as formas e métodos que você irá vender seu serviço, como irá funcionar seu contrato, quanto irá cobrar pelo serviço, como você irá emitir sua NF de serviço, o que você irá oferecer no serviço de Social Media para seus clientes, organizar suas agendas e calendários;

2 – Formalização: Esse é o momento de abrir sua empresa, você pode e deve aproveitar os benefícios de ter um CNPJ, a carga tributária é inferior à modalidade de pessoa física, lembre-se que você é um Social Media Profissional e irá atender grandes e importantes clientes, para isso é importante a formalização.

Investir na sua carreira de Social Media é essencial para ter sucesso nessa nova profissão, para te ajudar a se tornar um Social Media profissional, mesmo que você não tenha experiência nenhuma, mas quer aprender temos um curso chamado Formula Social Media que irá te ensinar do zero tudo que você precisa saber.

Caso você já seja um Social Media, já saiba tudo sobre a profissão e esteja no momento de formalizar seu negócio, cuidar e estruturar da parte mais administrativa e burocrática eu tenho outro curso chamado Negócio Social Media que é voltado justamente para te ajudar nessa outra fase.

Se preferir também tem o Combo Promocional que unifica os dois cursos de Social Media pelo melhor custo-benefício do mercado.

Sucesso nessa nova jornada!

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